Mas já pensou que ter uma piscina aquecida pode ser a solução para dar um mergulho o ano inteiro, independente da estação do ano? Pois bem, se você tem uma piscina na sua residência, prédio ou casa de campo, ou mesmo deseja construir uma no seu espaço de lazer, é importante considerar a aquisição de um aquecedor de piscina.
Esse equipamento é de fácil instalação em piscina recém construídas e não há problemas para adequá-la em piscinas já existentes. Principalmente se os pontos elétricos e hidráulicos do projeto da piscina estiverem no lugar correto e em boas condições de uso, não sendo necessária a intervenção na tubulação para a instalação do aquecedor.
Portanto, se um aquecedor vai motivar o uso da piscina na sua área de lazer e até mesmo viabilizar a utilização durante todo o ano, vale a pena investir em sistemas de aquecimento.
O aquecedor de piscina tem ainda um quadro de comando que automatiza o processo de troca de calor. Esse quadro de comando percebe quando a água atingiu a temperatura aquecida, desligando automaticamente, e assimila também a queda de temperatura da água da piscina, ligando novamente para recomeçar o processo de troca de calor.
As temperaturas atingidas pelo aquecedor variam de acordo com o tamanho da piscina, podendo alcançar até 36ºC em piscinas cobertas, e 30ºC nas abertas. Mas o recomendável é que o aquecimento não ultrapasse os 28ºC, principalmente para quem usa a piscina para a realização de atividades físicas. É importante destacar que o equipamento precisa ser bem dimensionado para atingir a temperatura correta.
O benefício de usar o aquecedor elétrico em piscinas já começa pelo bolso. Isso porque eles são mais econômicos que os aquecedores de resistência elétrica, gerando um racionamento em torno de 30% de energia em comparação aos demais tipos de aquecedores.
Vale lembrar que a piscina aquecida, quando não estiver sendo usada, precisa ser mantida tampada com a capa térmica.
Isso porque ao perder calor para a área da superfície, a água da piscina será resfriada e consequentemente gerará o retrabalho do equipamento, que gastará mais energia para realizar a troca de calor.
A capa térmica pode ainda ser utilizada para complementar o desempenho de outros aquecedores, pois ela também contribui para a redução de cerca de 70% da perda de calor em piscinas aquecidas.